Clique nas imagens para ampliar
O mercado está se tornando mais exigente em termos de atendimento a características de compatibilidade elétrica e magnética.
Os equipamentos comercializados deverão ser ensaiados e aprovados em uma série de Normas específicas de cada área. São ensaios do tipo surto de tensão, emissão de ruídos eletromagnéticos irradiados e conduzidos, medidas de isolação e fuga.
Alguns tipos de equipamentos possuem certificação compulsória, ou seja, para serem comercializados necessitam estarem certificados em determinados tipos de Normas.
A Antares desenvolveu um projeto PIPE - Projeto de Inovação para a Pequena Empresa junto à Fapesp para apoiar o desenvolvimento de seus produtos nessa área. Um dos resultados deste projeto foi a instalação de um laboratório ensaio elétrico para a realização de pré-homologação de equipamentos eletrônicos.
São dois tipos de ensaios que o laboratório ensaio elétrico realiza:
- Ensaios de proteção elétrica
- Ensaios de compatibilidade eletromagnética
ENSAIOS DE PROTEÇÃO ELÉTRICA
O laboratório ensaio elétrico realiza os testes com o objetivo de enquadramento à série de Normas IEC 61.000, Anatel 238 (segurança elétrica), ABNT NBR 60601 para equipamentos médicos.
Podem ser realizados os seguintes ensaios:
- Imunidade a descargas eletrostáticas
- Imunidade a surtos de tensão
- Imunidade a transientes rápidos (bursts)
Para a realização desses ensaios no laboratório ensaio elétrico, a Antares possui um equipamento TESEQ específico para realização de descargas eletrostáticas e um rack programável que simula surtos de tensão e bursts tanto na entrada de rede como nos terminais de telecomunicações para equipamentos dessa área.
ENSAIOS DE COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA
Os testes realizados pelo laboratório ensaio elétrico para compatibilidade eletromagnética visam o enquadramento às Normas IEC 61.000 (distúrbios de RF), CISPR 11,14 e 22 e Anatel 442.
Em um laboratório Pode ser realizado ensaio de interferência eletromagnética conduzida.
Somente ensaios de interferência irradiada não podem ser realizados no laboratório de ensaio elétrico, mas é possível realizar alguns testes de verificação de campo próximo para identificar fontes de ruído.
Para a realização desses ensaios no laboratório ensaio elétrico, a Antares possui um equipamento Hameg (uma subsidiária da Rhode Schwartz) que tem capacidade de medição de 30 MHz a 1GHz.
O laboratório ensaio elétrico pode ser utilizado pelos clientes para a realização de pré-homologação de seus produtos agilizando a tarefa de certificação. Trata-se de uma atividade de apoio ao projeto para os engenheiros que precisam verificar o grau de atendimento às normas em seus equipamentos.