Clique nas imagens para ampliar
A Antares possui larga experiência no projeto e fabricação de fontes de alimentação. Devido a necessidade interna de realização de testes das fontes, foi desenvolvida uma jiga de teste cujo diagrama geral está representado na Figura abaixo.
SÃO QUATRO MÓDULOS QUE PERMITEM REALIZAR UM TESTE PADRÃO DE FONTE:
- Entrada mínima sem carga
- Entrada mínima com carga máxima
- Entrada máxima com carga máxima
- Curto em cada saída
A jiga tem capacidade para fontes com até 6 saídas e pode testar tanto fontes de rede como conversores CC/CC.
Os testes são semiautomáticos e garantem repetitividade para cada exemplar testado. O operador apenas registra os valores medidos e muda para o próximo passo do teste.
- Potência máxima 400W
- Tensão de entrada máxima 400 Vcc
- Tensão de entrada máxima 280 Vca
- Corrente máxima com shunt interno 3 A
- Corrente máxima com amperímetro externo 6 A
- Carga eletrônica com capacidade para 60 V x 5 A
Testes com valores acima dos especificados podem ser feito com alterações na jiga.
JIGA DE TESTE DE TRANSFORMADOR
A jiga de teste de transformador foi desenvolvida para teste de transformadores de ferrite, mas pode ser utilizada também para transformadores que funcionam na frequência de rede.
A jiga de teste de transformador é programável e, para cada modelo de transformador deve ser feito um programa. A jiga de teste tem capacidade para medir até 8 enrolamentos.
A jiga de teste de transformador realiza os testes medindo a indutância de um dos enrolamentos e a relação de espiras com os demais enrolamentos.
MEDIÇÃO DA INDUTÂNCIA
A medição de indutância é feita com um gerador senoidal que procura a ressonância com um capacitor interno. Podem ser utilizados até 3 diferentes capacitores em função da faixa de frequência de operação.
Na configuração de circuito é colocado um capacitor em paralelo com a indutância e a placa de comutação conecta o medidor de tensão nesse enrolamento.
Varrendo a frequência, o medidor de tensão identifica a ressonância e imediatamente é calculado o valor da indutância que, se estiver dentro da tolerância especificada, é enviada a mensagem de OK para seguir ao próximo passo.
MEDIDA DA RELAÇÃO DE ESPIRAS
A jiga de teste , nesta etapa, desconecta o capacitor e altera o gerador senoidal para uma frequência fixa pré-programada. A indutância que acabou de ser medida é a referência e a tensão da mesma é medida.
Sequencialmente são medidas as tensões das outras saídas através da placa de comutação que conecta o medidor de tensão em cada uma delas para verificar a relação de espiras.
Terminados todos os testes, segue uma mensagem de sucesso se todos os parâmetros ficarem dentro das tolerâncias estabelecidas.
A jiga de teste de transformador não realiza teste com carga, mas é possível fazer um dispositivo para realizar teste com carga.
Outras jigas podem ser desenvolvidas para o cliente sob demanda.