O que é o ozônio
O ozônio é um gás formado por três átomos de oxigênio O3 formando uma molécula muito instável com um odor típico e alto poder de oxidação.
Para se ter uma idéia, em termos de potencial de oxidação, é um dos elementos mais fortes encontrados na natureza, mais forte que peróxido de hidrogênio (água oxigenada ) e cloro.
Essa característica oferece ao ozônio uma grande grande gama de aplicações.
O que é um gerador de ozônio?
Um gerador de ozônio é um equipamento eletrônico que tem a capacidade de gerar o gás ozônio em quantidades apropriadas para a realização de diversas aplicações.
Quais as aplicações do ozônio?
Existe uma grande gama de aplicações para o ozônio:
Residencial
Nas residências o ozônio pode ser usado em diversas situações:
- Cheiro de mofo e umidade embaixo da pia e outros armários
- Cheiro de cigarro
- Cheiro de sapato
- Odores deixado pelos animais de estimação
- Cheiro de comida
- Alimento estragado
- Urina e fezes
- Higienização de alimentos
Uma aplicação de ozônio em um ambiente mata fungos, vírus, ácaros e bactérias.
O tratamento de água em piscinas também reduz os problemas que o cloro cusa na pele das pessoas.
Automotivo
A oxi-sanitização relaizada em veículos com os equipamentos de ozônio é um processo para limpeza de ar condicionado, matar fungos, bactérias e vírus que ficam impregnados no estofamento e nos tapetes. Também tiram o cheiro de cigarro e de mofo quando o carro fica com a tapeçaria mohada por algum motivo.
Consultórios, Escritórios e Hotelaria
Em tempos de Coronavirus a preocupação com a limpeza do ambiente, livre de fungos, bactérias e vírus é muito grande. A aplicação de ozônio em ambientes onde circulam muitas pessoas, além de criar um ambiente com ar mais puro, retira cheiros como de cigarro e mofo, oferecem uma imagem de responsabilidade perante os clientes. Banheiros com alto movimento como em rodoviárias e shoppings podem usar equipaentos de ozônio para a eliminação de maus odores.
Industrial
O uso de ozônio na indústria traz uma gama muito grande de aplicações:
- No tratamento de água e esgoto
- Nos silos de grãos atua como agente fungicida
- Na irrigação agrícola o ozônio pode eliminar de forma eficaz a contaminação microbiológica reduzindo agrotóxicos e oferecendo alimentos mais puros
- Na indústria alimentícoa reduz a necessidade de produtos químicos trazendo um processamento mais natural dos alimentos
- Em câmaras frias para prolongar a durabilidade de frutas e legumes
Medicina humana e veterinária
Na medicina humana, a ozonioterapia é usada em uma ampla gama de especialidades médicas para prevenção, tratamento e reabilitação de diversas doenças como diabets, hipertensão, asma deficiências cardíacas e hérnia de disco.