Clique nas imagens para ampliar
NECESSIDADE DE USO DE FILTRO
Segundo o INPE, o Brasil é um país com a maior incidência de raios no mundo atingindo cerca de 70 milhões de raios por ano, valor que dá uma média de dois a três descargas por segundo.
Felizmente, boa parte desses raios acontecem nas áreas rurais. No entanto, segundo estudo do INPE, a incidência de raios nas áreas urbanas vem crescendo devido ao aumento da ocorrência de tempestades ao longo do tempo.
As concessionárias de energia possuem dispositivos de proteção como fusíveis e alguns absorvedores de picos de tensão, mas mesmo assim, na ponta (residências, lojas comerciais e indústria) aparecem picos de tensão nas tomadas onde são colocados equipamentos eletrônicos.
Os equipamentos eletrônicos muitas vezes não possuem proteção e podem queimar devido a um surto de tensão.
No local onde cai o raio, não havendo dispositivos de proteção como para-raios, podem ocorrer estragos, pois a quantidade de energia é muito alta em um curto intervalo de tempo. No entanto, a preocupação maior é que esse surto de tensão se espalhe pela própria rede de distribuição oferecendo picos de tensão em locais bem distantes do local da ocorrência do raio. Quanto mais distante, menor a energia e menor o estrago. No entanto, não é necessária muita energia para queimar um equipamento eletrônico, basta um valor de tensão alto, acima de 500V para danificar os componentes.
Nem todos os equipamentos possuem esse tipo de proteção e é para isso que serve o filtro contra surto de energia.
OUTRAS OCORRÊNCIAS NA REDE
Além dos surtos de tensão o filtro contra surto de energia serve também para suportar outros tipos de picos de tensão que ocorrem na rede. Por exemplo, quando um grande equipamento liga ou desliga provoca um transitório na linha de energia gerando ruídos e picos de tensão para cima e para baixo. Quando uma máquina de lavar roupa liga o motor para centrifugar, por exemplo, em uma instalação elétrica não tão bem dimensionada, pode fazer com que a luz pisque demonstrando que houve um fenômeno transitório na rede.
Alguns equipamentos, como motores, são muito ruidosos inserem ruído na rede durante ser funcionamento. A isso se dá o nome de interferência eletromagnética conduzida, pois segue pela fiação da rede. O filtro contra surto de energia também funciona para atenuar esses ruídos.
COMO PROTEGER OS EQUIPAMENTOS
Para que não se desperdice recursos, é necessário conhecer a instalação específica para saber qual o nível de proteção adequado. Por exemplo, quem mora ou possui empresa em local muito arborizado, é muito comum a queda de energia durante tempestades pois as árvores costumam, durante ventanias ou tempestades, encostar na rede de distribuição de energia provocando um curto-circuito e portanto um transitório de tensão. Se for por um tempo curto a energia retorna normalmente ou, se for por mais tempo, desarma o fusível e cai a energia. Esses transitórios são muito perigosos pois podem ser atingidos valores altos de tensão e queimar equipamentos.
A boa proteção deve ser feita em estágios com diversos dispositivos que protegem contra diversos níveis de energia.
Nesse exemplo de local afastado, é recomendável ter, no quadro de energia, uma proteção de capacidade alta, como por exemplo absorver picos de 40 kA (40 mil amperes). Esses dispositivos normalmente entram em ação a partir de 1.000 V quando entram em curto. Evidentemente são dispositivos que se degeneram ao longo de tempo e exigem constante inspeção.
Dentro do imóvel, no entanto, chegam 1.000V que precisam ser absorvidos pelo filtro contra surto de energia para proteger o equipamento alimentado.
SAIBA MAIS SOBRE FILTRO CONTRA SURTO DE ENERGIA
A Antares possui três modelos de filtro contra surto de energia: PROT-1, PROT-REDE e BAF-1.
O filtro contra surto de energia modelo PROT-1 possui as seguintes especificações:
3 VARISTORES DE PROTEÇÃO 2 FUSÍVEIS DE PROTEÇÃO
Montagem em placa aberta do tipo open frame para ser instalado internamente ao equipamento
TENSÃO DE ENTRADA ATÉ 240 VCA
FILTRO DE RF
O filtro contra surto de energia modelo PROT-REDE PR1 possui as seguintes características:
POTÊNCIA MÁXIMA DO EQUIPAMENTO ALIMENTADO: 800 VA
Montagem em caixa plástica para fixação na parede 2 fusíveis de proteção
O filtro contra surto de energia modelo BAF-1 possui as seguintes características:
Caixa metálica encapsulada para fixação interna ao equipamento 3 varistores de proteção
FILTRO DE RF
É válido lembrar que o filtro contra surto de energia funciona muito melhor quando está aterrado.
O laboratório de pré-homologação da Antares possui equipamentos adequados para testar surtos de tensão e verificar o atendimento a diversas normas. Esse filtro foi aprovado nesses testes. Caso seu equipamento precise ser verificado, a Antares coloca à disposição o laboratório de ensaio elétrico para realizar esses testes.