Clique nas imagens para ampliar
SAIBA MAIS SOBRE RUÍDOS NA REDE ELÉTRICA
Filtro de linha contra ruídos A rede elétrica teoricamente deveria fornecer uma tensão alternada com amplitude127 Vca ou 220 Vca. Essa rede, no entanto não tem um valor perfeito e varia ao longo do dia conforma as diversas cargas existentes e sofre uma série de interferências devido a fenômenos como conexão de equipamentos e interferências injetadas por dispositivos ruidosos. Essas interferências podem ser classificadas em transitórios de rede e ruídos de rádio frequência.
Equipamentos ruidosos como motores e controladores de potência injetam ruído de rádio frequência (RF) na rede de alimentação elétrica durante seu funcionamento. Existem normas de interferência eletromagnética que limitam a quantidade de ruído que deve ser emitida por um equipamento mas nem todos atendem a essas exigências. O filtro de linha contra ruídos absorve essas interferências evitando que, por exemplo um computador trave.
SURTOS DE TENSÃO NA REDE
Segundo a equipe do Elat, Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE, as regiões urbanas têm tido uma incidência de raios crescente devido ao aumento das tempestades. Em regiões como São Caetano do Sul caem 23 raios por quilômetro quadrado, um dos valores mais altos medidos no país.
As concessionárias protegem o sistema para não provocar acidentes maiores como fogo ou picos de tensão muito alto, mas não são capazes de proteger equipamentos delicados utilizados no comércio, indústria e residências,
Por essa razão é necessário estudar o nível de incidência de picos de tensão na rede e fazer a proteção adequada. Normalmente essas proteções são feitas de forma escalonada colocando-se no quadro de energia uma proteção para limitar na faixa de 1.000V e, dentro das instalações são utilizados dispositivos como o filtro de linha contra ruídos para fazer a proteção final.
Muitos equipamentos não possuem esse tipo de proteção e o filtro de linha contra ruídos foi projetado para essa finalidade.
SAIBA MAIS SOBRE FILTRO DE LINHA CONTRA RUÍDOS
A Antares possui três modelos de Filtro de linha contra ruídos: PROT-1, PROT-REDE e BAF-1.
O Filtro de linha contra ruídos modelo PROT-1 possui as seguintes características:
- 3 varistores de proteção
- 2 fusíveis de proteção
- Filtro de RF
- Tensão de entrada até 240 Vca
- Montagem em placa aberta do tipo open frame para ser instalado internamente ao equipamento
- Potência máxima do equipamento alimentado: 800 VA
- O Filtro de linha contra ruídos modelo PROT-REDE PR1 possui as seguintes características:
- Tensão de entrada até 240 Vca
- Potência máxima do equipamento alimentado: 800 VA
- 2 fusíveis de proteção
- Montagem em caixa plástica para fixação na parede
- O Filtro de linha contra ruídos modelo BAF-1 possui as seguintes características:
- Filtro de RF
- 3 varistores de proteção
- Potência máxima do equipamento alimentado: 800 VA
- ensão de entrada até 240 Vca
- Caixa metálica encapsulada para fixação interna ao equipamento
Importante ressaltar que o filtro de linha contra ruídos tem mais eficácia quando está aterrado.
A Antares possui um laboratório de ensaio elétrico com equipamentos que simulam surtos de tensão para verificar se as normas cabíveis estão sendo atendidas. Esse filtro de linha foi aprovado nesses testes. Caso haja interesse na verificação de seu produto o laboratório de ensaio elétrico pode ser utilizado para testar seu equipamento.