Clique nas imagens para ampliar
Diversos tipos de equipamentos, para serem comercializados, precisam ter um certificado de conformidade demonstrando atendimento a determinadas Normas técnicas. São Normas que verificam a segurança elétrica do usuário ou o nível de poluição (eletromagnética) que os equipamentos geram ou são sensíveis.
A Antares, em 2014, desenvolveu junto à FAPESP um projeto PIPE - Projeto de Inovação para a Pequena Empresa para enquadrar seus produtos a estas Normas. Um dos resultados deste projeto foi a instalação de um laboratório de ensaios de compatibilidade eletromagnética para a realizar a pré-homologação de equipamentos eletrônicos.
OS ENSAIOS QUE O LABORATÓRIO REALIZA PODEM SER CLASSIFICADOS EM DOIS GRUPOS:
- Ensaios de compatibilidade eletromagnética
- Ensaios de proteção elétrica
SAIBA MAIS SOBRE ENSAIOS DE COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA
Os ensaios de compatibilidade eletromagnética visam o enquadramento às Normas IEC 61.000 (distúrbios de RF), CISPR 11,14 e 22 e Anatel 442.
Um dos principais ensaios é a medição da interferência eletromagnética conduzida nos terminais de energia e de telecomunicações.
Como relação aos ensaios de compatibilidade eletromagnética irradiada é possível executar alguns testes de campo próximo para identificar as fontes de ruído.
O ensaios de compatibilidade eletromagnética são realizado com um analisador de espectro Hameg que possui banda de operação da faixa de 100 kHz a 1GHz.
O analisador de espectro também pode ser utilizado no ensaios de compatibilidade eletromagnética para avaliação do espectro de frequências de equipamentos de telecomunicações.
ENSAIOS DE PROTEÇÃO ELÉTRICA
Com relação à proteção elétrica, o objetivo é o enquadramento à série de Normas ABNT NBR 60601 (equipamentos médicos), Anatel 238 (segurança elétrica) e IEC 61.000.
Podem ser realizados os seguintes ensaios:
- Imunidade a transientes rápidos (bursts)
- Imunidade a descargas eletrostáticas
- Imunidade a surtos de tensão
Esses ensaios utilizam um equipamento TESEQ programável com capacidade para simular bursts e surtos de tensão nos terminais de telecomunicações e na entrada de rede e outro equipamento específico para realização de descargas eletrostáticas até 16.000V.
O laboratório de ensaios de compatibilidade eletromagnética está à disposição para a realização de pre-homologação dos equipamentos de seus clientes. A Antares sempre se preocupa com o resultado final de seus clientes e com a sua satisfação!