Clique nas imagens para ampliar
SERVIÇO: LABORATÓRIO DE ENSAIO
Diversos produtos, para serem comercializados, necessitam de certificação compulsória, ou seja, precisam ter sido ensaiados em laboratório especializado. É o caso de equipamentos elétricos, de telecomunicações e médicos para garantir a segurança do usuário.
Em 2014 a Antares desenvolveu um projeto PIPE junto à Fapesp para qualificar seus produtos nessas Normas. Como resultado desse projeto foi montada uma infraestrutura para ensaio de componentes eletrônicos com o objetivo de realizar a pré-homologação de equipamentos eletrônicos.
As principais Normas que estabelecem os ensaios a serem realizados são:
- IEC 61000-4-2 - descargas eletrostáticas
- IEC61000-4-3-imunidade a campo eletromagnético radiado
- IEC 61000-4-4 - imunidade a campo elétrico rápido (burst)
- IEC 61000-4-5-imunidade a surtos de tensão
- CISPR 14 - emissão conduzida em terminais de energia
- CISPR 11 - distúrbios de RF
- CISPR 22 - distúrbios de RF - equipamentos de TI
- ABNT NBR IEC 60601-1-2 - Equipamento Eletromédico compatibilidade eletromagnética - prescrições e ensaios.
- ABNT NBR IEC 60601-1- Equipamento Eletromédico - prescrições gerais para segurança
O ensaio de componentes eletrônicos pode ser classificado em dois grupos:
COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA
PROTEÇÃO ELÉTRICA
O ensaio de componentes eletrônicos para a verificação de compatibilidade eletromagnética visa o enquadramento às Normas IEC 61.000 (distúrbios de RF), CISPR 11,14 e 22 e Anatel 442.
O principal ensaio é a interferência eletromagnética conduzida nos terminais de energia ou de telecomunicações.
Ensaio de componentes eletrônicos para verificação de interferência irradiada não pode ser realizado, mas é possível realizar alguns testes de verificação de campo próximo para identificação de fontes de ruído.
O ensaio de componentes eletrônicos é realizado em um analisador de espectro Hameg (empresa subsidiária da Rhode Schwartz) que possui faixa de frequência de 100 kHz a 1GHz.
O analisador de espectro pode também ser utilizado no ensaio de componentes eletrônicos para avaliação do espectro de frequências de equipamentos de telecomunicações.
PROTEÇÃO ELÉTRICA
O ensaio de componentes eletrônicos visa o enquadramento à série de Normas IEC 61.000, Anatel 238 (segurança elétrica), ABNT NBR 60601 (equipamentos médicos).
São os seguintes tipos de ensaio de componentes eletrônicos que podem ser realizados:
- Imunidade a transientes rápidos (bursts)
- Imunidade a surtos de tensão
- Imunidade a descargas eletrostáticas
O ensaio de componentes eletrônicos é realizado com um equipamento TESEQ específico para de descargas eletrostáticas e um equipamento programável que simula bursts e surtos de tensão nos terminais de telecomunicações ou na entrada de rede.
Os clientes que tiverem a necessidade de verificação de seus produtos podem realizar o ensaio de componentes eletrônicos no laboratório da Antares.